Criar banco de dados MySQL através do ErWIN

Fala galera. Esse post vem com uma vídeo-aula ensinando a criar as tabelas de um banco de dados MySQL através de um diagrama entidade relacionamento (DER) previamente modelado na ferramenta ErWIN.

Vocês verão como é simples exportar o diagrama para o SGBD executando todos os DDLs(Data Definition Languages) rapidamente, economizando tempo, trabalho e desgaste.

Na vídeo aula eu utilizo o MySQL Connector ODBC 5.1. Para baixá-lo, entre em http://dev.mysql.com/downloads/connector/odbc/ . Esse arquivo é importante pois ele cria uma ponte de conexão entre o ErWIN e o SGBD.

Espero ajudar a todos.

Abs.

Siga-me no twitter: @rafaelwendel

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Comentários

  1. Alguem sabe me dizer como faço para poder criar um DER, escolhendo somente algumas tabelas, utilizando a engenharia reversa?

    Obrigado,

    Marcela Oliveira

  2. Rafael, instalei o conector odbc mysql 5.1, mas qdo abro meu erwin 7.1, no target database não aparece a opção Rdb, na hora da criação do modelo; as opções disponíveis para mim são: Access, DB2, foxpro, informx, ingres, iSeries, ODBC generic, Oracle, Progress, Red Brick, SAS, Sql Server, sybase, teradata.
    O que devo fazer ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *