Otimize o banco de dados do seu wordpress com o Wp-Optimize

Você que utiliza a plataforma wordpress para o seu blog, portal de notícias, página pessoal ou qualquer outra finalidade já deve ter percebido que mesmo você tendo um número absoluto de posts, na tabela “wp_posts” do banco de dados da aplicação o número de registros chega a ser 2, 3 ou até 5 vezes maior.

Isso acontece porque a cada vez que você edita um determinado post, o wordpress ao invés de dar um update na entrada, ele cria uma nova entrada na tabela e apenas altera o status da entrada anterior para “rascunho”.

Assim, para cada edição de um post você terá um registro no banco de dados, gerando espaço desnecessário. Com o decorrer do tempo sua aplicação pode ficar mais lenta. E todos sabemos que isso traz alguns prejuízos.

É por isso que hoje vou falar a respeito de um plugin muito interessante chamado Wp-Optimize. Esse plugin nos permite de forma bem intuitiva excluir todos os posts de rascunho do banco de dados.

Outra vantagem do plugin: otimizar as tabelas do banco de dados. Tabelas com grande número de registros precisam periodicamente de uma otimizada para “re-organizar” os índices. Isso deixa o acesso ao banco mais rápido também.

Para baixar o plugin, acesse a página oficial: http://wordpress.org/extend/plugins/wp-optimize/

Depois de instalado, será adicionado um ítem no menu do wp-admin com o título “WP-Optimize”. Clicando nele, você já verá um relatório da atual situação do seu banco de dados e opções para já rodar os processos de otimização.

Dica: Dificilmente a execução de algum processo do WP-Optimize comprometerá a integridade da sua base de dados. Mas como precaução nunca é demais, sempre execute um backup antes de utilizar o plugin.

Espero que aproveitem a dica.

Abs

Siga-me no twitter: @rafaelwendel

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *