Método contains() do DataValidator

No último post apresentei pra vocês uma classe para validação de dados que implementei e disponibilizei através do meu link no GitHub para toda a comunidade de php poder utilizar, palpitar e por que não, contribuir.

Pois bem. A partir desse post e nos posts futuros vou abordar alguns dos métodos de validação que julgo importante e que é interessante frisar as técnicas para uma melhor utilização dos mesmos.

Hoje vou comentar sobre os métodos contains() e o not_contains().O método contains() tem como finalidade permitir apenas certos valores dentro de um campo. Por exemplo, imagine que você deseja validar um campo “Sexo” e esse campo deve permitir apenas os valores “M” ou “F”. Se algo diferente desses dois caracteres forem passados o campo não será validado. Você pode setar os valores para o método em um array ou em uma string onde cada valor deve vir separado por algum caracter de sua preferência (vírgula, traço, underline, pipe, etc). Veja:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
ini_set('default_charset','UTF-8');    
include 'DataValidator.php';
 
$validate = new Data_Validator();
 
// 1º - Utilizando array
$valores_permitidos = array('M', 'F'); 
$validate->set('sexo', 'M')->contains($valores_permitidos);
 
// 2º - Utilizando String c/ separador
$valores_permitidos = 'M, F';
$validate->set('sexo', 'M')->contains($valores_permitidos, ','); //Note que no segundo parametro eu devo informar qual o caracter identifica a separação dos valores

Por sua vez, o método not_contains() realiza simplesmente o processo inverso. Ele faz uma verificação dos valores que não podem estar contidos no campo.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
ini_set('default_charset','UTF-8');    
include 'DataValidator.php';
 
$validate = new Data_Validator();
 
// 1º - Utilizando array
$nao_permitidos = array('admin', 'adm', 'administrador'); 
$validate->set('usuario', 'admin')->not_contains($nao_permitidos);
 
// 2º - Utilizando String c/ separador
$nao_permitidos = 'admin-adm-administrador';
$validate->set('usuario', 'admin')->not_contains($nao_permitidos, '-'); //Note que no segundo parametro eu devo informar qual o caracter identifica a separação dos valores

E por hoje é isso. Lembrando que toda contribuição, crítica e sugestão é bem-vinda.

Abs!

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *