Frameworks HTML, CSS e JavaScript. É bom usar

Você tem usado algum framework front-end ultimamente?

Essa pergunta é interessante e eu a faço aqui para você leitor, porque me assusto com o número de “developers” profissionais e bons de serviço que conheço que não os utilizam. E isso acaba se tornando um assunto gostoso de se discutir.

Existem diversas pessoas, inclusive do back-end, que preferem não utilizar frameworks em seus projetos principalmente pelo fato de não conhecerem nenhum e simplesmente não ter o interesse de conhecer. E aí a justificativa mais ouvida acaba sendo a famosa: “Prefiro fazer tudo na unha”. Paciência!

Nesse post não tenho a intenção de defender a utilização ou não dos frameworks, sejam eles para back-end ou front-end. Mas o ponto que eu gostaria de abordar é no quanto você ou sua equipe perdem em agilidade e eficiência quando optam por não adotá-los. Quantos front-ends vejo a cada novo projeto re-implementarem centenas de linhas de códigos redundantemente para criar regras de grid de layout, deixar os componentes de formulário mais “sexy’s”, criar efeitos de animação e por aí vai.

Bom, uma das principais características dos frameworks é fornecer algumas tarefas corriqueiras já pré-implementadas e permitir que você comece o seu trabalho em cima de uma base. Por exemplo, em 99% dos seus projetos você vai necessitar de um esquema com grids para dispor os elementos na página. Por que então não implementar isso uma única vez e sempre ir reutilizando? Por que não estilizar todos os componentes de formulários e reutilizar futuramente? Isso vai possibilitar ganho de tempo e recurso sempre que um novo projeto for iniciado.

Não quer utilizar os frameworks existentes? Ótimo, implemente o seu próprio. Crie suas regras padrões para grid, formulários, tabelas, listas e etc.

Mas se você quer utilizar vão aqui 2 boas dicas.

Twitter Bootstrap (http://getbootstrap.com/)

Criado por Mark Otto and Jacob Thornton. Oferece componentes semelhantes aos utilizados no próprio site do Twitter. Permite a utilização de tipografias, formulários, botões, menus, navegação dentre outros. Possibilita ainda a utilização de extensões javascripts implementados em cima do jQuery.

Locaweb Style (http://developer.locaweb.com.br/locawebstyle)

“Uma biblioteca de elementos e comportamentos em CSS e Javascript para facilitar a produção de layouts.” diz o seu slogan. Liderado pelo Diego Eis (http://www.tableless.com.br), começou como uma biblioteca para padronização dos produtos da Locaweb mas rapidamente foi disponibilizado para toda a comunidade. Assim como o Twitter Bootstrap (aliás, foi baseado nele), fornece diversos elementos já prontos para utilização.

Particularmente tenho utilizado bastante o Twitter Bootstrap e ele tem me ajudado de forma significativa. Está bem mais fácil desenvolver de forma ágil sites/sistemas compatíveis com todos os navegadores, versões responsives, interatividades com usuário, e etc. Assim me sobra mais tempo para pensar nas regras de negócios e outras coisas complexas.

Espero que através desse post eu te incentive a pelo menos pensar mais uma vez na utilização de um framework front-end.

E para você que utiliza? Qual utiliza? Em quais aspectos ele tem te ajudado no dia-a-dia?

Deixe seu comentário.

Abs!

É formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

4 comentários

  1. Curso HTML Progressivo

    Antes de usar um Framework é essencial pesquisar o falam dele, afinal, você vai colocar seu trabalho e esforço em cima dele. Já tive a experiência de trabalhar com um, e meses depois lá na frente, perceber que ele não fornecia bem o que eu queria rs

    Mas pelo que pesquisei, gostei muito do Twitter Bootstrap!
    Valeu pela dica, Rafael!

  2. Chico Build Web

    Realmente para que reinventar a roda!
    Concordo que se existem ferramentas para facilitar nossa vida por que não usar?

    Eu uso muito jQuery, mas além de personalizá-lo bastante para o que eu realmente preciso, também tenho que ficar sempre antenado nas atualizações dos pluggins para que meu site continue funcionando bem, principalmente em tablets e celulares!

  3. Samuel Gomes

    Comecei a usar o Bootstrap recentemente. Estou gostando. Outro que merece ser mencionado é o HTML Kickstart ( http://www.99lime.com/elements/ ).
    Existem outros como o Foundation ( http://foundation.zurb.com/ ) mas este eu não cheguei a testar.
    Aprecio o blog desde a série de Doctrine.
    Ótimo trabalho! =)

Deixar um comentário

motorcycle fairings for sale Wholesale Honda Fairing Kits cheap suzuki fairings cheap ABS Fairings cheap Kawasaki fairings cheap yamaha fairings
cheap trx home cheap trx trainer cheap trx training TRX Suspension Training trx pro4 trx home2 trxhometrainer.com