O git é o grande “cara” da moda hoje em dia quando o assunto é controle de versão. Essa ferramenta, criado por Linus Torvalds (criador do Linux também), se baseia na filosofia de sistema distribuído, focado na velocidade. Com isso, cada diretório de trabalho do git, se torna um repositório com histótico completo dos códigos e suas revisões (talvez isso seja sua grande vantagem sobre o decadente SVN).
Para hospedar os projetos versionados em git, o mais famoso e utlizado é o GitHub (www.github.com). Diversos projetos open sources estão disponíveis no GitHub e qualquer um pode clonar e utilizar. O cadastro no GitHub é gratuito, porém na conta free, os seus projetos pessoais ficam públicos, ou seja, qualquer um pode acompanhar e utilizar seus códigos. Se estiver afim de criar repositórios privados, você terá que desembolsar alguns dólares por mês.
Mas não se preocupe, pois existe uma boa alternativa chamada BitBucket (www.bitbucket.org). O BitBucket também é gratuito e permite que você crie tantos repositórios públicos quanto privados.
Com ele é possível também criar/gerenciar times (equipes) de desenvolvimento. Assim, você define quem pode ter acesso aos códigos do projeto.
Se você ainda é adepto do SVN não se preocupe pois o BitBucket também o suporta.
Crie já sua conta e bons projetos!
Belo post Rafael, eu já tinha ouvido falar no Bitbucket mas nunca tinha utilizado, vou reservar um tempinho para estudar o mesmo.
Abraço.
Bom post Rafael! Tava a procura de um repositório privado. Obrigado!
Muito boa essa informação, bom post!
Eu já havia ouvido falar do BitBucket, mas não imaginava que era tão usado assim, hoje mesmo darei uma estudada nele.
Mais uma vez, valew!
Ótimo post…
Quebrou um galho enorme abraço!