Alterando tempo de execução de script php

Servidores que têm e estão aptos a “rodar” php geralmente são definidos por padrão a executar um script por inteiro em até 30 segundos. Caso esse tempo seja estourado, é retornado a mensagem Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in C:wampwwwseuprojetoseuarquivo.php on line X

E dependendo do que estejamos fazendo, talvez esse tempo se torne insuficiente. É o que acontece em caso de uploads de arquivos muito grande ou em busca de ínumeros registros no banco de dados.

Para resolver isso, podemos definir direto no arquivo php o tempo máximo de execução. É só utilizar a função ini_set

1
2
3
<?php
      ini_set("max_execution_time", 120);
?>

O parâmetro é definido em segundos. No meu exemplo eu aumentei o tempo máximo de execução para 120 segundos(ou 2 minutos se preferir). Lembrando que apenas onde a função for executada é que surtirá efeito. Se quiser definir um tempo diferente de 30 segs para todos projetos/arquivos de seu servidor, abra o arquivo de configuração php.ini e procure pela linha max_execution_time e a altere de acordo com sua preferência.

Abs.

Siga-me no twitter: @rafaelwendel

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *