Qual é o seu ambiente de desenvolvimento?

Esses dias eu estava dando uma vasculhada na minha “bloglist” e encontrei um post muito bacana do Thiago Belem no qual ele apresentava e comentava o seu ambiente de desenvolvimento. Coisas como sistema operacional, IDE, banco de dados e por aí vai.

Pois bem. O post dele (veja aqui) me motivou a escrever algo semelhante falando sobre as ferramentas que eu utilizo no desenvolvimento de aplicações. Vamos lá então:

Sistema Operacional

Alguns podem achar que eu parei no tempo, mas sinceramente ainda não consegui abandonar o Windows XP. Na minha opinião é o melhor SO já desenvolvido pela Microsoft e quando eu for obrigado a deixá-lo acho que passarei para o Linux porque os sucessores da família Windows são resumidos em muita frescura e poucos recursos.

IDE

Utilizo o NetBeans. É o melhor que já vi para o desenvolvimento tanto em java quanto php. Possui um autocomplete sensacional e isso torna a produtividade muito alta. Nike pas cher france,Possui também opções de depuração de código muito interessantes. O único problema é que é bastante pesado e lento para carregar.

Para a implementação de scripts mais independentes eu utilizo o Notepad++ que é bem leve e rápido.

Banco de dados

Ultimamente tenho utilizado apenas o MySQL, taxilannion.fr,mas já usei bastante também o PostgreSQL. São dois SGBDs muito bons e robustos, além de serem frees. Para administração dos bancos, uso o phpmyAdmin e o MySQL Administrator. Esse segundo é bom para ambiente de desenvolvimento e testes porque é em plataforma desktop e isso permite maior agilidade na criação de bancos, tabelas, consultas, etc.

Na parte de modelagem de dados tenho alternado entre o ErWIN e o MySQL Work Bench.  Os dois são bons e oferecem conexão via ODBC com o MySQL, o que facilita a criação automática das tabelas direto no BD. Tem também a opção de engenharia reversa. O único ponto negativo é que o ErWIN não é gratuito.

FTP

Para a transferência de arquivos entre meu ambiente local e o servidor remoto eu utilizo o FileZilla. É gratuito, opensource e é atualizado frequentemente.cheap jordan retro 11, É muito simples de manusear e oferece segurança nas conexões entre cliente/servidor.

Servidor de aplicações

Como desenvolvo 99% em php, nada melhor do que o Apache. Gratuito, robusto e usado pela maioria dos desenvolvedores ao redor do mundo. Fácil de ativar/desativar módulos de acordo com cada necessidade, configurar hosts virtuais e etc.cheap jordan 11. Utilizo o apache acoplado com o WAMP porque é simples de instalar e configurar e já vem com ferramentas como o phpmyAdmin instalados.

Bom pessoa. É isso aí, hoje puderam conhecer um pouco mais do que eu utilizo no desenvolvimento do dia-a-dia.

E você?

Quais são as ferramentas que você utiliza? Utilize a caixa de comentários para deixar sua opinião.

Abs

Siga-me no twitter: @rafaelwendel

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Comentários

  1. Nossa pode parecer que eu sou puxa saco mas minhas ideias são praticamente igual as suas, tenho uns amigos que utilizam o aptana para programar em php e java mas em sou mais o netbeans.

  2. Estou iniciando e conhecendo a fundo o PHP…

    Estou usando tudo que foi citado exceto o NetBeans e sim estou usando o PHPStorm… Muito bom…

    Abraço a Todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *