Utilizando a API do WHM para ver informações de um cliente

Olá pessoal,

No último post vimos como onde baixar uma classe para comunicar com a API do WHM(Web Host Manager) e implementamos um pequeno script em php/html que tinha como objetivo listar as contas dos clientes de hospedagem. Para quem ainda não leu o post,  recomendo que o faça clicando aqui pois é bem interessante.

Neste post vamos continuar trabalhando com a classe whm.php. No exemplo de hoje veremos como listar as informações de um determinado cliente de hospedagem. Através desse tutorial, saberemos o quanto de espaço em disco um usuário tem, o quanto está sendo utilizado e suas informações pessoais como user, email, ip, etc.

Supomos que eu tenha um cliente de hospedagem que esteja cadastrado no meu sistema como ‘abc123’. Eu passarei esse nome de usuário como parâmetro para capturar todas as informações referente a esse cliente.

Veja:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
<?php
require_once('whm.php');
 
/* Instancia a classe */
$whm = new Whm();
 
/* Autenticação */
$whm->init('seudominio.com','usuario','sua_chave_criptografada');
 
/* Captura as informações do cliente 'abc123' */
$info = $whm->accountsummary('abc123');
?>
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" />
<title>Informações de um determinado cliente de hospedagem</title>
</head>
<body>
<h1>Informações:</h1>
 
Domínio: <?php echo $info['domain'] ?><br />
Espaço total em disco: <?php echo $info['limitdisk'] ?><br />
Espaço utilizado: <?php echo $info['diskused'] ?><br />
 
</body>
</html>

O método accountsummary retorna para a minha variável $info um array com o espaço total em disco(limitdisk), o espaço usado atualmente(diskused), o domínio(domain), email, ip, o proprietário ou usuário que fornece hospedagem(owner), a partição(partition), o plano(plan), a data de criação da conta(startdate), o tema CPANEL(theme), o unix_startdate e o nome de usuário(user) do usuário em questão. Fica a seu critério escolher com quais dessas informações você quer trabalhar. No meu exemplo eu imprimi apenas o domínio, o espaço total em disco e o espaço que está sendo utilizado.

Código simples, porém prático e que pode auxiliar na criação de um layout próprio e personalizado para credibilizar ainda mais os seus serviços.

Espero que tenham gostado.

Abs.

Siga-me no twitter: @rafaelwendel

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Comentários

  1. Meu querido está aparecendo o seguinte erro: “Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to ssl://hostrunning.com:2087 (Unable to find the socket transport “ssl” – did you forget to enable it when you configured PHP?) in F:\Server\Root\gerhospedagem\whm.php on line 52″, o que pode ser? Sei que é algo relacionado a SSL mas não estou encontrando a solução, já habilitei a extensão openssl no php.ini e nada.

    att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.