Vídeo-aula: Aprenda a criar um editor de arquivos online em php

Olá pessoal. Hoje estou publicando mais uma vídeo-aula que acabo de fazer. Nela ensino a vocês como criar um editor de arquivos web que pode ser acessado e executado a partir do próprio site. É semelhante ao editor dos arquivos de templates que o WordPress oferece.

Já imaginou você poder abrir e editar o código-fonte  dos arquivos de seu site a partir de qualquer lugar? Muito interessante né? Então aproveite essa vídeo-aula. E lembre-se: qualquer problema é só postar sua dúvida na caixa de comentários.

Siga-me no twitter: @rafaelwendel

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Comentários

  1. Excelente aula. No caso em uma estrutura de várias pastas contendo arquivos. Para listar as pastas e em cada pasta listar os arquivos para editar, ficaria complicado?
    Grato!!

  2. bom aula vai quebrar um galhão aqui, estou desenvolvendo um cms proprio e ja esta pensando como faria este esquema de programação, eu ia fazer em banco de dados, mais dessa forma é melhor, só tenho uma duvida, em questão da copilação dos arquivo, eu não fiz o sistema mais qual a copilação que ele salva estes arquivos? Tirando a duvida quero agradecer pela video aula.

      1. bom, me descupe não copilação e sim codificação tipo geralmente eu salvou os meu em UTF8 DOM, como notepad++, para evitar os erros de acetuação neste caso como faria isto, ou este sistema já salva em UTF 8.

  3. Eu sei q a postagem é do ano passado, mas só vi recentemente o vídeo.

    Tem como tirar os espaços em brancos q ficam no inicio do arquivo, quando pedimos pra edita-lo. E toda vez q o arquivo é aperto em editar arquivo o espaço em branco aumenta? É possível modificar isso? Como?

    Agradeço desde já por tudo.

  4. Olá começando a aprender php gostei muito do video mas estou com error na pagina de criar_arquivo alguem pode ajudar ?

    Notice: Undefined index: acao in C:\WebServer\Apache2.2\htdocs\EditorPhp\Editor\criar_arquivo.php on line 3

    Notice: Undefined variable: msg in C:\WebServer\Apache2.2\htdocs\EditorPhp\Editor\criar_arquivo.php on line 21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *