Como inserir um link do Whatsapp no seu site

Provavelmente você já passou pela situação de estar visitando um site de alguma empresa e se deparou com um link (ícone) onde era possível estabelecer uma comunicação instantânea através do WhatsApp. Nesse contexto, quando se clica no link, é aberto uma conversa direta com a conta de WhatsApp designada pela empresa (conta particular de algum representante ou uma conta business) através do seu aplicativo do WhatsApp (caso você esteja no smartphone) ou então pelo WhatsApp Web ou aplicativo do Windows (caso esteja no PC/Notebook).

Com base nisso, podemos afirmar que é eficiente oferecer mais canais de comunicação (além dos mais “tradicionais”, como endereço de email, número de telefone e o famoso formulário de contato) para os usuários do site, visando maior engajamento. E como o WhatsApp é altamente popular e viabiliza um canal de comunicação síncrono, nada melhor do que disponibilizar um link/ícone em nossos sites.

E essa tarefa é extremamente simples. Basta utilizarmos o endereço básico “api.whatsapp.com” passando como parâmetro o número do telefone (número do whatsapp) no qual a conversa será estabelecida. Veja:

<a href="https://api.whatsapp.com/send?phone=NUMERO+DO+CELULAR">Clique aqui para iniciar uma conversa</a>

Além disso, podemos definir também qual mensagem “padrão” já será preenchida na caixa de texto do aplicativo do usuário (óbvio que ele tem a possibilidade de alterar ou mesmo excluir essa mensagem). Você define a mensagem através do atributo “text” na URL.

<a href="https://api.whatsapp.com/send?phone=NUMERO+DO+CELULAR&amp;text=Olá, gostaria de mais informações sobre seu produto">Clique aqui para iniciar uma conversa</a>

E pronto. Basta você inserir o link em um lugar estratégico do seu site e você já estará estreitando a comunicação junto aos visitantes da sua página.

Qualquer dúvida estou à disposição!!!

Abs!

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *