[Vídeo-aula CodeIgniter 4] – Criando um banco de dados para a nossa aplicação em CI4

Salve galera!!!

Nessa vídeo-aula da série sobre o CodeIgniter 4, eu faço a criação de um banco de dados, que será a base da nossa aplicação e que dará suporte para as aulas sobre MODELS no CI4.

O banco de dados adotado para as aulas é o MySQL, pois é um SGBD bastante popular e muito utilizado pelos programadores do PHP, bem como pelos utilizadores do CI.

Para criar o banco, eu utilizei o MySQL Workbench, uma ferramenta que possibilita modelar o banco (Diagrama Entidade Relacionamento) e depois a partir do modelo, criar de forma automática os códigos SQL (DDL) referente ao modelo. Nas aulas futuras, para criar os models e testar as manipulações no banco de dados, será utilizada a ferramenta phpMyAdmin.

Para acompanhar a vídeo-aula, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=EArZn_deHzs&utm_source=rafaelwendel

Para baixar o MySQL Workbench, acesse: https://www.mysql.com/products/workbench/

Espero que aproveitem essa vídeo-aula!!!!

Abs!

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *