[Vídeo-aula CodeIgniter 4] – Criando um VirtualHost para o nosso projeto do CI4

Olá pessoal.

Nessa aula eu mostro para vocês como criar um VirtualHost no WAMP (Apache) e apontar esse host para a raiz (pasta “public”) do nosso projeto no CodeIgniter 4. (O WAMP foi a ferramenta escolhida pois é a ferramenta que estou usando nas aulas. A seguir serão disponibilizados links que mostram como criar hosts virtuais nas ferramentas mais populares ;).

Além de criar o host, eu mostro também como habilitar o “rewrite_mod” no Apache, para possibilitar a utilização de reescrita de URLs (URLs Amigáveis). Dessa forma, a gente consegue tirar da URL, por exemplo, o “index.php”, deixando-a mais “enxuta”.

Antes da criação do host + habilitação do rewrite nossa URL para acessar a area de “produtos” era: localhost/ci4pp/index.php/produtos

Agora é assim: ci4app.local/produtos

Bem melhor, não acham???

Link para a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=9n2VIHEAIFg&utm_source=rafaelwendel

Espero que vocês aproveitem a vídeo-aula e qualquer dúvida pode deixar um comentário.

Abs!!!

Links para criação de VirtualHosts em outras plataformas:

– Criando Virtual Host no Apache para Windows (https://medium.com/@dyorg/criando-virtual-host-no-apache-para-windows-ee601750a217)

– Crie um Virtual Host usando XAMPP no Windows (https://blog.mxcursos.com/criar-virtual-host-com-xampp/)

– Como configurar Apache Virtual Hosts no Ubuntu 16.04 (https://www.digitalocean.com/community/tutorials/como-configurar-apache-virtual-hosts-no-ubuntu-16-04-pt)

– Como usar URL amigáveis no servidor apache (http://www.rafaelwendel.com/2011/08/como-usar-url-amigaveis-no-servidor-apache/)

É formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Sistemas de Banco de Dados e mestre em Educação com foco em Tecnologias Sociocomunitárias. Trabalha como professor de ensino técnico e tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ministrando disciplinas nas áreas de programação, banco de dados, desenvolvimento de projetos e engenharia de software.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.